O que aprendi do primeiro jejum e retiro espiritual semanal?

Primeiramente tenho de dizer que foi menos dificil do que imaginei. Ainda bem! Percebi algumas coisas interessantes a partir dessa primeira experiencia:

  1. Sou condicionada a comer. Chego na cozinha e ja vou vendo algo p comer no automatico. Nao preciso estar com fome. Como foi um jejum de sucos, eu nao fiquei com fome, mas tinha de me lembrar toda hora que estava num jejum para nao abrir o armario e pegar aveia com cereais para comer, ou ver as frutas e nao come-las. O engracado eh que normalmente com as frutas isso nao acontece. Quanod eu posso come-las eu nao as como, mas como estava em jejum tinha a ansia dar uma mordida na pera ou colocar algumas uvas na boca…
  2. Eu como para amenizar minha conidcao emocional. No final do dia de ontem, comecei a sentir uma solidao e uma aflicao… senti como se nao soubesse o que fazer de minha vida… Ate ai, ok. Mas o que veio em seguida foi uma vontade de comer. Sim, fiquei querendo comer para comepensar como estava me sentindo. Era um automatico tambem do corpo.Fiquei observando aquela relacao entre meu emocional e o ato de comer (porque eu nao estava com fome). Achei muito interessante e apos essa experiencia tou observando melhor o que me motiva a comer (porque sim, eu comia toda hora. Quem me conhece desde a epoca da faculdade sabe que eu vivia 24h com um saco de granola na mao. Comendo. – Com o tempo eu melhorei. Parei de andar com um saco de granola. Mas continuava compulsiva – comendo todo um pacote de biscoito de vez, mesmo sem fome. Comendo 200g de castanha em uma sentada. Comendo. Comendo. Comendo. Mesmo vegana.). O jejum me fez perceber uma demanda emocional que ate emntao desconhecia. Entao agora, antes de comer eu estou respirando fundo e me conectando para ver qual a fonte da vontade de comer.
  3. Meditacao (2 x 1h). A a da manha, em jejum (na verdade apenas com 20ml de agua com limao na barriga), foi beleza. Fiz com uma musica de reiki no ouvido. Td certo. Ja a do fim do dia, foi meio martirizante. Eu imaginei qu epor estar em jejum seria tranquilo tambem. Mas nadaaaa. Me movi o tempo todo. Dor nos ombros. Um martirio. Isso tambem me fez ter o insight de fazer uma pequena sessao de yoga antes de meditar aa tarde. Enfim…
  4. Finalmente, o mais legal que achei desse primeiro dia eh que acordei no outro dia sem fome alguma. Como se meu organismo tivesse se acalmado. Finalmente. So comi depois da meditacao e por condicionamento. E o curioso foi que algumas uvas, alguns graos de granada e uma tamara me fizeram sentir como se eu tivesse comido um elefante. huahauhauha Alem disso, a meditacao da manha apos o jejum foi bem mais profunda e calma. Conseguia focar na respiracao com mais facilidade. Os pensamentos vinham e tava td bem. Sem ansiedade. Quase no final eu senti o normal incomodo nas pernas. Mas ate a mudanca temporaria de posicao foi mais calma. Sem sentimento de culpa. Tranquila. Senti de fato como parte do processo. Sem achar ruim ou bom. So fiz o que tinha de fazer para seguir na posicao. Tambem senti mais profundamente que a meditacao faz parte de minha vida.E que ela eh um elemento da minha felicidade. Eh 1h de atencao ao chamado da minha essencia. ❤

7 thoughts on “O que aprendi do primeiro jejum e retiro espiritual semanal?

Leave a comment