Desenvolvimento tecnológico e a ilusão do livre mercado nos EUA

Estou lendo um relatório sobre o programa BioPreferred(R) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos que apresenta avaliação dos impactos econômicos da indústria de bioprodutos (biobased products) nos EUA. É uma lição sobre como fazer desenvolvimento tecnológico. E uma prova de que livre mercado é uma ilusão… só serve para manter outros países sob controle e subdesenvolvidos.

Desde 2002, o governo norteamericano tem investido pesado no desenvolvimento tecnológico e mercadológico da indústria de bioprodutos nacional. Com medidas que vão desde a criação de um selo para certificar a origem dos produtos até a imposição (isso mesmo!) da aquisição de bioprodutos e serviços por parte do governo federal (com estabelecimento de metas anuais e banco de dados de produtos). <Eu lendo isso e pensando: se fosse no Brasil, o governo seria chamado de comunista.>

É simplesmente genial essa estratégia. Verificaram que o governo federal gasta aprox 445 bilhões de dólares anualmente em produtos e serviços e resolveram injetar parte desse dinheiro na bioindústria por meio da obrigatoriedade de aquisição de bioprodutos e serviços, garantindo demanda para essa nova indústria ganhar tração.

Enquanto isso, aqui no Brasil, pedem Estado mínimo, reduzem investimentos em CT&I, cortam orçamentos de educação… e o país permanece como uma potência em potencial apenas. Falta um projeto sólido de Estado?? Eu acho que o buraco é mais embaixo..

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s